quarta-feira, 7 de setembro de 2011

12 Faces do Preconceito


Com o objetivo de pensar sobre  o preconceito explicito e implícito em nossas relações, propus a algumas turmas de alunos de 13 e 14 anos o estudo de alguns textos do livro 12 Faces do Preconceito da Editora Contexto e organizado por Jaime Pinsky.
A sala se dividiu em grupos de 6 ou 7 anos alunos que leram um capitulo e apresentaram suas conclusões para os outros colegas, de preferência através de uma apresentação teatral. A outra tarefa era elaborar um texto relatando a experiência e a avaliação de cada grupo sobre o tema proposto e postar aqui no blog.  Não trabalhamos todos os preconceitos citados no livro,  apenas o preconceito racial, contra homossexuais, baixinhos, gordos e mulheres.


13 comentários:

  1. Tema: Mulheres

    O preconceito contra as mulheres ainda existe

    Antigamente as mulheres não podiam sair sozinhas, votarem, trabalharem e muito poucas iam as escolas. Diziam que as mulheres eram o sexo frágil.
    Hoje em dia as mulheres já tem o seu trabalho, votam, saem sozinhas e tem estudos, mas ainda há homens que não contratam mulheres em suas empresas pois continuam com aquele pensamento de que somos o sexo frágil.
    Como podemos ser o sexo frágil tendo emprego fora de casa, arrumando a nossa casa, cuidando dos filhos e ainda tendo tempo para o marido e nossa família?
    As mulheres já conseguiram um espaço na sociedade, mas ainda há, sim, preconceito contra elas.
    Hoje em dia a mulher já chegou até na presidencia da república e ainda existe preconceito?
    Espero que um dia esse preconceito acabe e "todas" as mulheres possam trabalhar no emprego que quisserem (mecânica, pedreira, etc).
    Grupo: Débora, Karen, Rafaela, Miriele, Ketlen, Simone e Kessi.

    ResponderExcluir
  2. Sempre que a sociedade discorda da essência e condição de algumas pessoas ou até mesmo quando esta, por motivos de caráter sente-se mal em estar perto de seres que supostamente são imorais e inferiores a ela, surge um problema chamado preconceito.

    A significação desta palavra refere-se ao fato de você ter um conceito, uma avaliação de alguém sem conhecer a personalidade e o caráter mediante a figura física ou ações momentâneas em situações adversas, o que confere opiniões precipitadas a respeito da pessoa avaliada.

    A conseqüência do preconceito é a discriminação cujo significado é a efetiva repulsa a pessoa baseada no preconceito estabelecido antes, é como se fosse à execução da opinião formada, é a efetivação do preconceito formado, explicitação da concepção premeditada em face da visualização de uma situação exercida por qualquer indivíduo.

    Tomando como base estes conceitos podemos agrupar a homossexualidade e a pessoa do homossexual nessa atmosfera de pessoas que sofrem preconceito e são discriminadas, foram marginalizadas e segregadas do meio social.

    Exercerei uma análise concernente ao preconceito realizado contra a homossexualidade e depois contra o homossexual e, expondo-a através de fatores que a evidenciam e permanentemente são usados para se justificar o pleno exercício desse ato desonesto e revoltante e finalizando com as conseqüências geradas na vida do ser homossexual.

    *Fator Ordem natural: baseia-se no sentido de acreditar existir uma ordem natural da sexualidade onde a homossexualidade está excluída em face da relação apenas proporcionar prazer e não procriar e também é considerada como uma afronta a essa ordem estabelecida, pois o padrão definido é o homem e a mulher.Para isso justifica-se em dizer que uma pessoa de sexualidade diferente desse padrão, mudou por vontade própria a sua natureza de suposta ordem natural, como se questões relativas à sexualidade não viessem definidas na concepção genética do indivíduo.

    alunos: wemerson alan,ezequiel,julia,david lucas,kenedy

    turma:42a

    ResponderExcluir
  3. Nomes:Amanda,Abigail,Wilbert,Deivid

    Tema:Baixinhos
    O preconceito dos baixinhos é bem comun hoje em dia, pois colocan apelidos e zombão da cara deles, até mesmo não os emprega por causa de sua estatura. Claro que isso deixa essas pessoas constrangidas, eu acho que as pessoas que tem preconceito tem que ter consiencia e pensar assim: E se fosse eu que estivese ali?, será que eu gostaria que alguem fizesse tal brincadeira de mal gosto? Concerteza que não.

    E acho que isso é um caso para todos os preconceituosos pensarem.

    ResponderExcluir
  4. Tema = homossexuais
    O preconceito hoje em dia vem crescendo cada vez mais, o que preocupa.
    O preconceito se torna mais visível com gays e lesbicas, os tipos de preconceitos são agressões físicas, intimas e verbais.
    Alguns espancamentos que levam ate morte, eles também sofrem com desigualdade social na procura de emprego e em lugares em geral.
    Mais se cada um fizer a sua parte e apoialos contra o preconceito brasileiro e mundial.
    Cada um deve respeitar os gostos dos outros, independentes das opções ou gostos.

    Alunos: Jeniffer, stephanie, Marcelo, Ana Lucia, Jessica pri, patrícia, Jessica pereira, Ana Carolina.

    ResponderExcluir
  5. O preconceito é uma forma de discriminar uma pessoa diferente de você, sendo que ela possa ser gorda, negra, homossexual, deficiente ou de classe social baixa. Chegamos a conclusão que esse tipo de preconceito com os "Gordos", fazem eles, sofrerem, ficarem oprimidos, e também podendo haver no futuro distúrbios mentais. Também temos um ato parecido chamado bullying, que ocorre principalmente em escolas, não é porque você tem um colega diferente que deverá trata-lo mal e colocar apelidos maldosos ou agredi-lo fisicamente ou verbalmente, sabemos que eu ou você poderíamos estar na mesma situação, então você gostaria de ser tratado assim? Então antes de discriminar ou agredir uma pessoa de qualquer forma que seja pense primeiro antes de fazer isso, pois hoje pode ser ele mas amanhã pode ser você. Não faça com as pessoas o que você não gostaria que fizessem com você!

    Turma:42C, Italo, Ana Luiza, Leticia, Jaqueline, Hericlis, Emanuelle, Grasielle, Gabriela Reis

    ResponderExcluir
  6. O racismo é um preconceito contra um “grupo racial”, geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito, e, como tal, é uma atitude subjectiva gerada por uma sequência de mecanismos sociais.
    Antigamente o preconceito contra pessoas negras era tão forte que os negros eram escravos das pessoa brancas com boas condições os negros não tinham os mesmos direitos que os brancos .
    hoje em dia muita coisa mudou mais ainda possui muito preconceito contra pessoas negras,a Sociedade tem que aprender que negros e brancos tem que ter os mesmos direitos que não importa a cor . Turma:42B Nome:Thais,Aline,Bruna,Iris,Jhenifer,Lucas e Wslander.

    ResponderExcluir
  7. Tema: Homossexuais
    Contexto
    No mundo a diversos preconceitos pelo o fato do ser humano julgar os outros pelos seus defeitos e não olha para os seus.O preconceito aos homessexuais se refere a escolha da orientação dos desejos sexuais e afetivos de uma pessoa,pela a população acreditar que só pode se formar casais de homens e mulheres,mas cada um tem seu direito de liberdade de escolha.Basiado nesse preconceito as novelas,os jornais, as escolas e as revistas tetam abordar o tema ,de forma que a população não jugue os homossexuias pela sua escolha.E nesse tema podemos inserir a homofobia que é a rejeição ou aversão a homossexuais e a homossexualidade , é encontrada na discrimanação contra gays e lesbicas os mais conhecidos são: agreções verbais, fisicas e intimas.
    Há varios registros de agreção a homossexuais no Brasil, devido a intolerancia da população , mas se cada um fizer sua parte,respeitando os direitos de escolha ou gosto de todos isso pode mudar. A sociedade deve sempre se lembrar que independente dar cor, gosto, jeito fisico, opção sexuale etc, ela tem seus direitos escolha.Os homossexuais não são melhores nem piores apenas diferentes.
    Integrantes:Bruna Alves, Joyce Cecilia, Caroline Carmona, Paloma Silva,Vitor Gustavo,Eduarda Ferreira, Larissa Dayane,Maicon Jordan
    (TURMA:41c)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Tema : Baixinhos Turma:41c

    O preconceito com baixinhos são poucos , antigamente era maior o preconceito.Hoje nem tanto pois as maioria das pessoas já sabem lidar com baixinhos, onde ocorre a maior parte desse preconceito e na escola ou seja na adolescência ,colocando apelidos como (tampinha, anão de jardim) outra parte desse preconceito ocorre quando pede alguém em namoro por exemplo :" Não posso namorar você pois você e muito baixo,eles vão caçoar de mim "
    muitas garotas dizem isso ,os homem não estão nem ligando isso e um ato que mostrar que e mais forte que a mulher e é normal ser assim mulher mais baixa(outro preconceito contra as mulheres).Mais realmente e impossível não reparar em um casal onde a mulher e mais alta que o homem ,mas isso hoje em dia e normal pois os seres humanos estão mais evoluídos.

    Ou seja chegamos a conclusão de que preconceito e caçoar das pessoas por alguma deficiência ou algum defeito da pessoas ,mas na realidade todos temos defeitos.

    Integrantes:Gabriel Ferreira,Lucas da Silva ,Felipe Ribeiro ,Guilherme Gonçalves ,João Pedro Coutinho,Matheus Rodrigues , Wellington .

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Tema ``preconceito contra gordos´´

    alunos: Alexsander,Wilham,Daniel,Wallace

    turma:41c

    Muito se fala de preconceito, de como a sociedade é injusta, do quanto a busca pelo “corpo perfeito” acaba por gerar repulsa ou mesmo ódio contra os que são mais bem fornidos de gordura corporal, aqueles que preconceituosamente a sociedade tenta rotular com um eufemismo bisonho: “portador de sobrepeso”.

    Para começo de conversa, o gordo é o cara que seria o último a arranjar uma namorada (ou um namorado). Todo mundo só quer saber de homens jovens, com barriga de tanquinho, brancos mas queimados de sol (se a pele for toda escura, sem marca de sunga, já era), peitorais definidos, bíceps desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  12. Tema:Preconceito racial

    Apesar de muitas pessoas lutarem contra o preconceito racial, ainda podemos perceber a discriminação dentro das pessoas e no Brasil. Podemos perceber muitos apelidos preconceituosos, até mesmo em grupos de amigos.
    Até hoje percebemos que muitas escolas particulares não têm muitos alunos negros, e os poucos que têm sofrem preconceito, muitas vezes, até em seu grupo de amigos. Muitas pessoas não têm nem idéia de o que é sofrer algum tipo de preconceito, por isso continua dando apelidos, xingando, e sendo preconceituosos.
    Um preconceito muito forte é que muitas lojas não aceitam como funcionários pessoas negras. Este tipo de preconceito é muito forte, porque faz com que os negros se sintam inferiores, e faz com que se sintam inúteis, mas isso não é verdade, pois somos todos iguais, e temos os mesmos direitos.
    Ainda existe preconceito racial no Brasil, mas não podemos deixar que ele continue. Brancos, negros, pardos e amarelos, o mundo precisa da ajuda de todos para acabar com o preconceito.

    Turma 41c

    Grupo:Marina,Hataile,Ana Paula,Lívia,Kethelen C.,Janaína,Juciano

    ResponderExcluir
  13. Baixinhos

    A estatura é uma característica considerada importante paras as pessoas. Quando essas pessoas são "baixinhas" elas se tornam alvo de piadas, ganham apelidos que até as deixam constrangidas, e assim, sofrendo preconceitos.
    A televisão e outras mídias, o mundo da moda, os padrões de "beleza ideal", alguns esportes, etc... Apontam que ser alto é uma forma de estar dentro do padrão ideal, e até oferece dicas, de como por exemplo usar salto alto, isso para que as pessoas de baixa estatura alcancem o padrão ideal.
    Os baixinhos são excluídos de alguns esportes, e de outras atividades, com isso adquirem apelidos, que causam muitas vezes, constrangimentos, ficam realmente deprimidos.
    Na sociedade que vivemos, precisamos refletir acerca de todas os tipos de preconceitos. Vale lembrar que o preconceito provoca sentimentos negativos nas pessoas que sofrem os preconceitos. Todos devem ser respeitados, independentes da cor, preferencia sexual, ou religião, temos que respeitar e ser respeitados.

    Alunos: Gabriela Costa, Kerollaine, Rafaela, Rychard.
    Tema: Baixinhos
    Turma:42C

    ResponderExcluir