segunda-feira, 1 de abril de 2013

Os Regimes Totalitários: os Fascismos e o Nazismo


Você já deve ter ouvido falar do nazismo e do fascismo. Governos baseados nessas ideologias foram responsáveis pelo início da Segunda Guerra Mundial(1939-1945) e pela morte de milhões de pessoas. Ainda hoje podemos ver reflexos dessas ideologias em grupos de extrema-direita, como os Regimes Skinheads, o White Power, dentre outros. Vamos ver como essas ideias surgiram.

Os regimes fascista surgiram no chamado período entreguerras. A Primeira Guerra(1914-1918) provocou uma grande crise econômica e social na Europa, com milhões de pessoas afetadas, tendo que conviver com o desemprego, a fome, os ex-soldados invalidos... Tudo isso gerou uma descrença na democracia e no liberalismo, vistos como fracos no enfrentamento da crise.

Outra causa para o aparecimento dessa ideologia foi o medo provocado pela Revolução Russa(1917). Esse movimento levou a Rússia a adotar socialismo como princípio de organização social, estatizando as empresas, fazendo reforma agrária e acabando com a adotar propriedade privada. Essas ideias eram vistas como perigosas em meio à multidão em crise na Europa, pois poderiam se organizar e tentar fazer também uma revolução. Muitos europeus apoiaram o fascismo e o nazismo porque achavam que eles poderiam controlar a "onda revolucionária".

A Crise de 1929 foi outro fator decisivo para fortalecer o nazismo e o fascismo. Ela piorou a situação econômica e social na Europa, ao aumentar o desemprego e a inflação. Percebemos então que os anos 20 do século passado era um período fértil para o aparecimento dos regimes totalitário.
O totalitarismo é uma forma extrema de autoritarismo. O Estado totalitário se caracteriza pelo regime de partido único, pelo esmagamento de todo tipo de oposição e pela utilização do terror como instrumento de governo. Ele controla os meios de comunicação(rádio, televisão, jornais, etc), limita as liberdades individuais e coletivas, proíbe greves e persegue a todos que discordam do regime.

O primeiro país a adotar o fascismo foi a Itália, quando Benito Mussolini a governou, no final da década de oposição1920. Logo depois a Alemanha passa a ser governada pelo nazista Adolf Hitler e o fascismo se expande para outros países, como Espanha(Franquismo), Portugal(Salazarismo), dentre outros.

Vejamos algumas características das doutrinas e regimes fascistas e nazistas.

Nacionalismo. Exaltação do sentimento de nação. A política interna do país era subordinada aos interesses do poder nacional. A nação deveria estar acima das pessoas.

Militarismo. Segundo Adolf Hitler, principal líder nazista, "a guerra é a grande salvadora da humanidade, pois foi na guerra que a humanidade se tornou grande".

Unipartidarismo. Para os fascistas, a disputa do poder "divide" o Estado e uma nação forte deve ser invisível. Por isso, só permitida a existência de um partido, o partido fascista ou nazista.

Culto à Personalidade. Exaltação do chefe de Estado e de suas realizações. Criação do amigo do grande líder.

Expansionismo. A conquista de outros territórios fazia parte do projeto dos governos fascistas.

Corporativismo. Os sindicatos deveriam desaparecer e dar lugar às corporações, ou seja, organismos que reuniam patrões e empregados  cuja função era administrar a economia sob o controle do Estado.


Veja mais:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário